Ela tem paredes, cômodos, cozinha, banheiro, garagem, iluminação e água encanada. E moram pessoas. E fica em uma rua residencial, em Tóquio. Mas, definitivamente, não é uma casa como as outras.
Projetada por Sou Fukimoto Arquitects, a estrutura, que é conhecida por House NA, espanta pela ausência total de paredes. Outra ausência que vem à mente é a de privacidade: tendo todas suas paredes de vidro, além da abundância de luz durante o dia, a impressão que se tem é de que é impossível manter hábitos secretos – quase tudo dentro de casa é exposta aos vizinhos e transeuntes. Até o banheiro é em boa parte transparente.
Há uma estrutura interna de metal e também se utilizou, em seu interior, madeira e aglomerado de madeira.
A estética é elegante, com apelo aventureiro. O design parece haver-se inspirado remotamente em uma árvore, além de lembrar muito um beliche — escala-se, passa-se de um cômodo a outro sem realmente sair de um local diferente ou nele ingressar. O edifício possui três andares, e como uma estrutura de blocos segmentados, possui vários níveis de espaço, tanto interna quanto externamente.
Pode-se dizer que a House NA é uma releitura de uma casa na árvore em versão adulta – e só que transparente.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Fonte: Veja
Adaptações: Koysa Nova
Por: Samuel Souza
-
0 comentários:
Postar um comentário