type='text/javascript'/>

Web Rádio Koysa Nova

'Trânsito deve ser usado para leitura', diz Zeca Camargo

quarta-feira, 25 de julho de 2012 0 comentários
Mineiro de alma paulistana, Zeca Camargo, 49, diz não ter mais paciência com o trânsito da cidade. Um dos curadores da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, ele resolveu deixar o carro na garagem e se locomover de táxi. Assim, consegue alimentar a paixão pelos livros e diminuir a irritação causada pelo excesso de veículos.
Responsável pelo Espaço Jovem da Bienal, que será realizada de 9 a 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte, Zeca vê com bons olhos mais investimentos em espaços para bicicletas. "A cidade precisa ter mais ciclovias. São Paulo está bem longe de ser Berlim, mas poderia se espelhar na capital alemã para ter um circuito mais interessante."
Lucas Lima/Folhapress
Zeca Camargo (foto) será um dos curadores da Bienal Internacional do Livro, que vai de 9 a 19 de agosto em SP
Zeca Camargo (foto) será um dos curadores da Bienal Internacional do Livro, que vai de 9 a 19 de agosto em SP
sãopaulo - Com a correria de São Paulo, acha que o paulistano tem tempo de ler?
Zeca Camargo - O paulistano passa tanto tempo no trânsito, seja no metrô, no ônibus ou no táxi, que deveria ler mais. Esse tempo que São Paulo faz a gente perder durante os deslocamentos deveria ser transformado em tempo útil para a leitura. Eu leio até no táxi.
O que mais o incomoda na cidade?
Disparado é o trânsito. Eu detesto dirigir e já me irritei muito com isso. Estou começando a andar de táxi na cidade onde eu moro e tenho carro, porque eu ando cada vez mais sem paciência com o trânsito.
E o que deveria ser feito para melhorar o trânsito em São Paulo?
Mais transporte público, é claro, para tirar um pouco dos carros das ruas. Esse, porém, é um investimento que eu certamente não verei na minha geração, mas é importante brigar por isso para as gerações futuras. E São Paulo já tentou tanta coisa, né? Rodízios, vias expressas...
Que tipo de investimento deveria estar no foco da prefeitura?
Acho que a cidade poderia investir em mais ciclovias. Seria bom, é bacana e São Paulo tem uma boa iniciativa nesse sentido, acho que até melhor do que a que existe no Rio. Sinto mais a presença do ciclista em São Paulo que no Rio. Mesmo assim, a cidade precisa ter mais ciclovias. São Paulo está bem longe de ser Berlim, mas poderia se espelhar no exemplo da capital alemã para ter um circuito de ciclovias mais interessante.
Você vive na ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro. O que tem aqui que falta lá?
Acho que os cariocas vão achar ruim eu falar isso, mas no Rio não há bons lugares onde comprar comida. Gosto de cozinhar e lá eu não encontro ingredientes que eu compro aqui para fazer uma receita diferente. São Paulo é um bilhão de vezes mais rica, variada e cosmopolita nesse sentido.

Origem: Folha de São Paulo
Adaptação: Koysa Nova
Por: Samuel Souza 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2012 novodepois | KPD