type='text/javascript'/>

Web Rádio Koysa Nova

Chef de restaurante italiano indica receitas para ceia descomplicada

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011 0 comentários
O chef Pier Paolo Picchi (Foto: Divulgação)O chef Pier Paolo Picchi (Foto: Divulgação)
É uma delícia reunir amigos e familiares para celebrar o Natal, mas nem todo mundo adora encarar o forno e o fogão por horas a fio para dar conta de fazer pratos tradicionais da data. Pensando nisso, o EGO foi atrás das dicas de um expert para fazer uma ceia saborosa e descomplicada: o chef Pier Paolo Picchi.
"Escolhi a brandade de bacalhau e a salada de folhas com lulas e cogumelos. São dois pratos muito sabororos e super simples de fazer, mesmo para quem não tem lá grandes habilidades na cozinha. Além disso, são leves e combinam com o nosso clima nesta época do ano", diz o chef
Filho de pai da região italiana da Toscana e mãe do Vêneto, Pier Paolo é o dono e o comandante da Trattoria Picchi, inaugurado em outubro na Vila Nova Conceição, na Zona Sul de São Paulo. O chef estudou no Italian Culinary Institute for Foreigners, em Costigliole D'Asti, na Itália, e fez estágios com dois dos mais renomados chefs espanhóis Sergi Arola e Luis Andoni Aduritz. No Brasil, trabalhou com Alex Atala e comandou as cozinhas do Emiliano, do Leopolldo Plaza e do Café Antique.
Confira as receitas e o modo de fazer dos dois pratos abaixo:
Salada de folhas com lula e cogumelo (4 pessoas)
Ingredientes
Folhas variadas (sugestão: alface americana, radicchio e rúcula)
150 g de lula
150 g de cogumelos paris, shimeji e shitake
30 g de nozes
Alho cru picadinho
1/2 cálice de vinho branco seco
1 concha de caldo de legumes
Salsinha a gosto

Modo de preparo
Refogue em azeite o alho cru e picado. Junte o vinho. Em fogo alto, coloque, primeiramente, os cogumelos. Junte a lula e cozinhe por, no máximo, três minutos. Desligue o fogo e salpique a salsinha.
Dica do chef
Atenção ao tempo de cozimento da lula para que ela não fique borrachuda.

Montagem
Faça uma espécie de buquê com as folhas em uma ponta do prato. Coloque as lulas com os cogumelos ao redor. Regue as folhas com o vinagrete de sua preferência (de vinagre de vinho, de vinagre balsâmico ou de limão).
Brandade de bacalhau (4 pessoas)

Ingredientes
300 g de bacalhau dessalgado
300 g de batata cozida
Alho e cebola, picados, a gosto
70 ml de leite integral
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite extra-virgem o quanto bastar
Tapenade de azeitonas pretas e salsinha para decorar

Modo de fazer
Mergulhe o bacalhau em água fervente por quatro ou cinco minutos. Reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite. Junte o bacalhau e as batatas. Aos poucos, vá acrescentando o leite e amassando o bacalhau e as batatas com uma colher até obter uma consistência de purê. Em fogo médio, reduza o leite. O cozimento deve demorar cerca de dez minutos. Acerte o sal e a pimenta.

Montagem
Bata algumas azeitonas pretas, sem caroço, no liquidificador. Use a pasta obtida (a tapenade) para fazer um círculo no prato. No meio, coloque uma porção de brandade. Regue com azeite e finalize com a salsinha.
Dica do chef
Se você não tem muita prática na cozinha, invista em um bacalhau já dessalgado. Se for retirar o sal em casa, cuidado para não deixar o peixe nem insosso nem salgado demais.
Origem: Ego (:

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2012 novodepois | KPD