O Colégio Nossa Senhora da Piedade ganhou o prêmio Educar-se na categoria “Melhor Instituição de Ensino Particular do Interior do Estado”. É a quarta vez que o colégio ganha o prêmio na mesma categoria. Também foram premiados os professores Alisson Machado, na categoria “Melhor professor de escola particular” do estado, e os professores Diego Santana e Francisco Monteiro, na categoria “Ao mestre com carinho”, também a nível estadual.
A votação aconteceu pela internet e foram registrados mais de 500 mil votos na edição de 2011. A premiação aconteceu no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Esta é a 11ª edição do Prêmio Educar-se.
A Congregação A história do atual Colégio Nossa Senhora da Piedade (CNSP) remonta a uma pequena povoação do Estado de Pernambuco: Bom Conselho, antes de Papacaça. Foi lá que pelos idos de 1853, Frei Caetano de Messina, filho de Poverelo de Assis, idealizou a fundação de uma instituição, que tinha por objetivo ser um colégio convento, para assim abrigar as "órfãs desvalidas", ou seja, meninas que não tinham mais nenhum parente, nenhuma família. Essa instituição, graças ao visionário missionário, mais tarde se chamaria Congregação Religiosa de Nossa Senhora do Bom Conselho ou Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. A importância de Frei Caetano para a Congregação e também para o Colégio Nossa Senhora da Piedade foi tanta que no dia 09 de janeiro de 1996, seus restos mortais foram transladados para Bom Conselho, com honra e tudo o mais cabível. (Fonte: CNSP) |
O Colégio – Também conhecido como “Colégio das freiras”, o Colégio Nossa Senhora da Piedade foi fundado no dia 13 de fevereiro de 1947. O nome do colégio foi escolhido em homenagem à Padroeira da cidade de Lagarto. O CNSP é administrado e representado por uma diretoria composta por uma diretora, uma secretária e uma tesoureira. Essas são indicadas e empossadas pela diretoria da Associação Nordeste Brasileira de educação e Cultura (ANBEC), sob a anuência da Supervisora Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas de N. Sra. do Bom Conselho.
Hoje a Congregação possui 10 colégios no nordeste do Brasil, e mais um no Rio de Janeiro. Cerca de 800 alunos estão matriculados no Colégio Nossa Senhora da Piedade, da educação infantil ao ensino fundamental. Uma das ex-alunas ilustres do colégio é a Juíza Dra. Rosalgina Almeida Prata Martins, hoje residente em Aracaju. A diretora da instituição, Maria de Lourdes, conta que o ambiente franciscano foca o elemento comportamental dos alunos e que nas reuniões que sempre acontece com os pais, também é falado sobre os valores humanos.
Maria de Lourdes já foi professora, coordenadora pedagógica, orientadora pedagógica, e hoje está como Diretora do CNSP. Ela está na direção do colégio há um ano. “Transformar o ser humano e, através dele transformar a sociedade”, é a frase repetida pela diretora. |
A diretora tem orgulho quando fala dos professores da instituição. “Temos uma excelente equipe de professores. Olhamos para a educação com o objetivo de formar um novo cidadão. Olhar para o aluno como uma pessoa que precisa aprender a “enfrentar” uma sociedade. Isso tudo com um olhar Cristão.”, conta Maria de Lourdes.
A instituição é Católica, mas respeita os diversos segmentos religiosos. “Temos professores e alunos que são evangélicos. Aqui todos aprendem a respeitar o ponto de vista do próximo. A fundamentação da escola é Católica, mas há espaço para todos.”, disse a diretora.
Uma das metas do colégio é formar alunos que tenham opinião, que sejam críticos e que saibam se posicionar na sociedade. Cerca de 80% dos professores do CNSP possuem pós-graduação ou estão finalizando o curso. “Temos excelentes recursos tecnológicos para atender todos os alunos, para que eles aproveitem ao máximo o tempo em que ficam no colégio.”, disse a diretora.
Bom dia, Paz e Bem – Quando os alunos chegam ao CNSP eles não cumprimentam os colegas e professores apenas com um “bom dia”. É tradição no colégio todos se cumprimentarem dizendo “Bom dia, Paz e Bem”. É com simples atitudes que o colégio faz a diferença. “Nunca houve registro de drogas ou violência no colégio. Muitos professores que estão ensinam hoje no CNSP estudaram aqui mesmo.”, conta Maria de Lourdes.
Professor Alisson Machado |
O professor Alisson é um apaixonado pela educação. Ele trocou o 8º período do curso de contabilidade pela faculdade de Ciências biológicas, e no momento está fazendo a pós-graduação em Docência em ensino de ciências. Ao falar do colégio e dos alunos, o professor Alisson não esconde o orgulho. Assim como a diretora, Maria de Lourdes, o professor Alisson recebeu nosso repórter e, em uma conversa descontraída que durou mais de 1h, eles falaram da satisfação em educar.
A aluna Natália Libório, 14, é aluna do Colégio Nossa Senhora da Piedade há 12 anos e no momento está no 9º ano do ensino fundamental. “Aqui é ótimo. Além de estudar, aprendemos também sobre Deus e crescemos espiritualmente.”, conta Natália. Natália que gosta muito da área de saúde, ainda não decidiu sobre a profissão que irá seguir. “Já pensei em medicina, fisioterapia, nutrição, mas ainda não estou decidida.”, disse. Assim como Natália, muitos outros alunos ficam indecisos quando vai se aproximando o momento que decidirá todo o seu futuro. Mas é normal. Assim como disse a diretora Maria de Lourdes, o mais importante é os colégios e instituições de ensino oferecem aos alunos um ensino de qualidade e que possam fazer destas pessoas, boas pessoas. Pessoas que mudarão e decidirão o futuro da sociedade.
No CNSP os alunos tem aula pela manhã e à tarde participam de atividades extras e esportivas. O professor Marquinhos é o grande incentivador do esporte no colégio. O professor disse que 700 alunos participaram dos jogos internos que foi realizado em abril. “A participação dos alunos em atividades esportivas tem caído em todos os colégios, mas aqui no CNSP estamos trabalhando para tentar reverter este quadro.”, conta Marquinhos. Confira toda notícia no Portal Lagartense http://www.lagartense.com.br/?irPara=noticias&cod=5289 |
0 comentários:
Postar um comentário