O Facebook anunciou nesta quarta-feira (6) algumas novidades da rede social para os proximos meses de 2011. Entre os destaques está o chat por meio de vídeo e em grupo. A parceria tecnológica foi feita com o Skype e o serviço já está disponível.
O site, que já possui mais de 750 milhões de usuários que compartilham 4 bilhões de "coisas" todos os dias, irá mudar o design da função e incluirá as conversas por meio de vídeo nos próximos dias. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, disse que a mudança será significativa para os usuários. Para usar o serviço, será necessário instalar um plug-n no PC. A integração do recurso para celulares e tablets ainda não será implementada, segundo a empresa.
Haverá uma mudança de design na área de bate-papo para atender uma demanda do público, permitindo enxergar melhor os amigos que estão on-line para chamar para uma conversa em grupo, por exemplo. As chamadas por meio de vídeo prometem ser bastante simples, bastando clicar no ícone específico para iniciar a conversa.
Tony Bates, CEO do Skype, disse que a medida irá ampliar a base de usuários do produto nos próximos meses e anos. "É uma grande oportunidade de negócios". A Microsoft, que possui 1,4% do Facebook, adquiriu o Skype em maio por US$ 8,5 bilhões.
O bate-papo por meio de vídeo será gratuito e poderá ser feito apenas entre duas pessoas. O usuário precisa ir na página de um amigo e clicar no ícone com o desenho de uma câmera e realizar a chamada, que deve ser aceita pela outra pessoa. "As câmeras não serão acionadas até as duas pessoas aceitarem o início da conversa", disse o CEO do Facebook.
No concorrente Google+, chat com tecnologia pode ser realizado com até dez pessoas ao mesmo tempo. "Acreditamos que assim teremos o melhor serviço em termos de redes sociais", disse Zuckerberg.
"Até dois anos atrás, as pessoas ainda tinham dúvidas se as redes sociais iam ser uma ferramenta ubíqua. Esse capítulo acabou. Não estamos em todos os lugares, mas hoje todo mundo entende que é uma questão de tempo até que bilhões de pessoas estejam em uma mesma rede", disse Zuckerberg. "Nos próximos anos, a métrica do valor de uma rede social não deverá ser mais pelo número de pessoas, mas sim pelo conteúdo que está sendo gerado, pelo tempo que as pessoas estão passando conectadas, no volume de itens compartilhados com seus contatos".
Por conta do grande número de usuários utilizando o sistema de conversas por meio de vídeo do Facebook, algumas pessoas não conseguem utilizar o serviço. Uma mensagem de erro avisa que o programa que permite usar a tecnologia está indisponível.
Adaptado Por Samuel Souza
0 comentários:
Postar um comentário