Crianças de todo o Brasil se encontram em 'mini Rio+20'
Noventa crianças preparam documento que será entregue na conferência.
Elas são representantes de comunidades de todo o país.
Depois da canadense Severn Suzuki, com 12 anos na época, ter impressionado o mundo na Eco 92, pequenos brasileiros de várias comunidades do país estão no Rio de Janeiro para expor suas opiniões e mostrar que também lutam por um futuro diferente.
O projeto "+Criança na Rio+20", promovido pela Fundação Xuxa Meneghel, reúne 90 jovens entre 6 e 12 anos. Eles são representantes de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, de fronteira, do semiárido, com deficiências e de grandes centros urbanos. Trinta educadores acompanham as atividades.
As pautas da Rio+20, que estão sendo discutidas pelas autoridades e especialistas, também ganharam a atenção dos pequenos cidadãos. Entre os dias 13 e 23 de junho, eles participam de minifóruns, oficinas e se encontram com autoridades, empresários e jornalistas. Além disso, eles têm a oportunidade de visitar pontos turísticos do Rio de Janeiro e espaços da Rio+20. O objetivo é que eles elaborem a ‘Carta das Crianças para a Terra’ para ser apresentada no dia 22 de junho, no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana.
A diretora executiva da Fundação Xuxa Meneghel, Angélica Goulart, ressalta que o convívio e a troca de experiências entre as crianças de realidades tão diferentes são engrandecedores. “O projeto provoca, encoraja e estimula as crianças a se expressarem e sensibiliza os adultos a considerá-las e valorizá-las”.
0 comentários:
Postar um comentário