type='text/javascript'/>

Web Rádio Koysa Nova

Água nosso bem natural

quarta-feira, 11 de abril de 2012 0 comentários
É... Tudo que é bom dura pouco! O que nos mantem vivos, pode um dia acabar por cauda da irresponsabilidade de alguns indivíduos.
faucetcl.gif (2589 bytes)

    Apesar da quantidade de água disponível ser permanente, a demanda crescente, devido ao aumento da população e da produção agrícola, gera um clima de incertezas e conflito. A OCDE  (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) diz que a demanda mundial aumentará 55% até 2050. A previsão é que nesse ano, 2,3 bilhões de pessoas suplementares – mais de 40% da população mundial – não terá acesso. Já que a água é um bem de todos, melhor seria se toda a população se conscientizasse e visse que o desperdício desse bem, vingará em uma catástrofe maior, porque não lavar o carro com um balde ao invés de uma mangueira? Porque não lavar os pratos com a torneira fechada e abri-la somente quando for necessário? São esses pequenos gestos que um dia levaram a uma preservação de algo que é vital.

totalgifs.com agua gif gif bubbles3.giftotalgifs.com agua gif gif bubbles3.gif
Os dados de uso da água são alarmantes:
totalgifs.com agua gif gif bubbles3.giftotalgifs.com agua gif gif bubbles3.gif
totalgifs.com agua gif gif bubbles3.giftotalgifs.com agua gif gif bubbles3.gifCom base nessa situação, nosso país amarga números desastrosos para a futura geração. Dados apontam que o Brasil detém o recorde mundial no quesito desperdício de água por habitante. Situação alarmante que deixa o restante do mundo nos observando.

A má administração da água causará conflitos futuros, mas não pense que o Brasil estará livre desses conflitos, a realidade está muito perto, bem mais perto do que imaginamos. 
A escassez de água agrava os riscos de guerras no mundo, dizem os especialistas que participam do Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França.

       O Brasil também está em conflito atualmente com a Bolívia em razão do projeto de construção de usinas hidrelétricas no rio Madeira, contestado pelo governo boliviano, que alega impactos ambientais. Tanto no caso de disputas locais, que ocorrem em um mesmo país, ou internacionais, a única forma de solucionar os problemas “é a vontade política“, segundo o consultor da ONU.
       O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) Vicente Andreu, que também participa do fórum em Marselha, acredita que hoje existe maior preocupação por parte dos governos em buscar soluções para as disputas.
O problema dos rios transfronteiriços é discutido regularmente nos fóruns internacionais. Aposto na capacidade dos governos de antecipar os potenciais conflitos”, diz Andreu.
Lendo sobre esse tema encontrei um texto bem interessante:
                             
                                  A importância da água

A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preserva-lá. Eis a questão.
A vida só se tornou perceptível apos o aparecimento da água. Para termos uma noção em relação a importância deste recurso basta parar e pensar. Por exemplo, nosso corpo é constituído de 75% de água. O que á torna indispensável para vida celular. E não só para o homem, mas, para outros seres que fazem parte do nosso planeta.
Entretanto 97% da água está destinada aos oceanos e apenas 1 %, rios, lagos e etc.. O que ocasiona grande parte dos problemas pois necessitamos de água doce e no entanto possuímos em maior quantidade água salgada. Este é o ponto onde se encaixa a questão da preservação.
O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.
Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida. O que nos torna responsável pelo controle do espaço aquático.Pois sua falta em alguns casos pode provocar patógenos que levam até a morte.
Dado o exposto pode-se dizer que, a melhor solução para a manutenção de nossa existência é a pratica da preservação dos recursos hídricos. Desta maneira cabe as entidades governamentais a criação de campanhas de conscientização. Mas faça a sua parte que futuramente o planeta terra agradecerá.
Ana Carolina Oliveira da costa

   Então pense bem antes de usar a água para um determinado fim, pois você poderá um dia precisar desse bocado de água que usou de forma indevida. #Pense nisso

Por: Daniel Jeronimo



0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2012 novodepois | KPD